quinta-feira, 30 de outubro de 2008

"Voluntariado de Leitura" inicia no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares



Com este projecto pretende-se realizar uma visita mensal, numa quarta-feira à tarde, ao serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, durante a qual um grupo de alunos irá ler para as crianças internadas. Como complemento da leitura, algus tocarão música ambiente ou uma melodia relacionada com a história.
Todas as actividades vão ser organizadas/desenvolvidas pelo grupo de professores responsável pela dinamização do projecto: Cecília Lopes (Educação Musical/Biblioteca Escolar); Fátima Fernandes (Língua Portuguesa/Biblioteca Escolar); Jacinto Fernandes (Matemática e Ciências da Natureza/Biblioteca Escolar); Lígia Silva (Educação Tecnológica/ Biblioteca Escolar); Paulo Gil (Matemática/Biblioteca Escolar); Sílvia Vigário (Língua Inglesa); Teresa Tavares (Língua Portuguesa). A preparação da leitura dos contos, bem como das músicas, é realizada na sala de aula ou na Biblioteca Escolar com os respectivos professores. O projecto procura incentivar o voluntariado na área da promoção da leitura e demonstrar solidariedade para com as crianças, interagindo de forma construtiva e pedagógica.

No dia 29 de Outubro, seis alunas do 11.ºA, orientadas pela professora Fátima Fernandes, e quatro alunas do 8.ºG, orientadas pela professora Cecília Lopes, deram início a este momento. Durante uma hora, leram/mimaram o conto "O Duende da Felicidade" e cantaram/tocaram a "Moleirinha". Foi gratificante sentir o entusiasmo tanto das crianças hospitalizadas e dos seus pais,como do pessoal hospital deste serviço.
Para o próximo mês haverá mais!

Sem comentários: